Acolhido pelo Instituto Federal de Goiás, Campus de Luziânia, o CECAMPE-CO realizou nos dias 3 e 4 de novembro, a última etapa dos Cursos Técnicos Presenciais de 2022.  Em parceria com a Seduc-GO e Undime-GO e com o apoio local da Coordenação Regional de Educação de Luziânia, 247 gestores acompanharam durante dois dias, a capacitação voltada para a melhoria na execução dos recursos do PDDE e das Ações Integradas, além do PNATE, Caminho da Escola e do Sistema Eletrônico do Transporte Escolar- SETE.

Na abertura das atividades, a Coordenadora Regional de Educação de Luziânia, professora Naná (Anifd Luiza Batista) saudou o auditório lotado de  gestores da educação pública de Goiás, composto de diretores de escolas, secretários municipais de educação, equipes técnico-administrativas de outras Coordenações Regionais do  Estado de Goiás e demais municípios do Entorno do Distrito Federal, lembrando da necessidade de todos termos sempre em mente as questões relativas à qualidade da educação pública, procurando melhorar cada vez mais a educação para garantir o acesso e a permanência dos estudantes.  Também fizeram uso da palavra de boas-vindas a professora Rudilene Alves Nobre, Secretária Municipal de Valparaíso e Vice-Presidente da UNDIME-Goiás, representando a UNDIME Regional; a professora Irene de Fátima Ribeiro Roriz, Secretária Municipal de Educação de Luziânia, representando o Prefeito de Luziânia, Diego Sorgato, saudou os presentes. Também esteve presente na abertura, o representante do Banco do Brasil, o gerente da agência de Luziânia, Arione da Silva Menezes, que a seguir participou do evento com a exposição sobre o Gerenciador Financeiro do BB,  respondendo a questões diversas sobre o uso do Cartão do PDDE e demais ações relativas à parceria com o FNDE. O diretor do Campus do IFG, professor Reinaldo Reis, saudou os participantes e desejou dias de muito aprendizado.

Em sua fala inicial, como representante da Secretária de Estado de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, a professora Fátima Vaudimar, acolheu os participantes e enfatizou a necessidade de pensarmos de forma permanente as questões relativas à qualidade e excelência da educação, especialmente neste momento pós-pandemia, quando o trabalho em conjunto na educação e no dia-a-dia com os alunos e suas famílias. Segundo ela, “ temos que dar as mãos para superar o sofrimento que todos passamos com a pandemia, com as crianças e jovens fora da escola, procurando fortalecer as escolas e mostrar sua força nessa recuperação”, concluiu.

O Coordenador dos Programas de Manutenção Escolar do FNDE, Djailson Dantas de Medeiros, saudou os participantes e colocou a equipe à disposição para quaisquer orientações sobre a execução dos recursos do PDDE e das Ações Integradas.

No primeiro dia, o pesquisador do CECAMPE-CO, professor Remi Castioni, apresentou o diagnóstico da situação dos saldos remanescentes do PDDE na região, demonstrando o desempenho da execução do programa nos últimos anos. Apresentou ainda os canais de acesso para se identificar o desempenho do PDDE Básico e das suas ações integradas. Várias questões dos presentes foram respondidas durante a exposição em relação às diversas formas de se identificar os saldos remanescentes dos programas relativos ao PDDE junto ao Portal do FNDE, como o Consulta Escola e o  Clique Escola.

Pela parte da tarde no primeiro dia, a atividade teve continuidade com a apresentação de Daer Motta, do FNDE, e debate com o público, composto de 247 pessoas, dos municípios de Alto Paraíso de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Mimoso de Goiás, Água Fria de Goiás, Luziânia, Santa Rita do Novo Destino, Planaltina de Goiás, Catalão, Novo Gama, Valparaíso de Goiás, Formosa, Cristalina, Campo Alegre de Goiás, Cidade Ocidental, São João d’Aliança e Santo Antônio do Descoberto.

No segundo dia, o tema da capacitação foi focado no transporte escolar. Foi apresentado pelos pesquisadores Clerismar Longo, Remi Castioni e Adriana Melo, o diagnóstico da situação do transporte escolar e as características dos programas PNATE e Caminho da Escola. Além disso, os presentes tiveram a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre o Sistema Eletrônico do Transporte Escolar – SETE e suas várias funcionalidades para a gestão de rotas.

O CECAMPE-CO conclui a realização dos cursos técnicos presenciais na cidade de Minaçu na região Norte de Goiás nos dias 23 e 24 de novembro. As inscrições para a última etapa dos cursos presenciais do ano de 2022 podem ser feitas no link a seguir.

www.cecampe.ead.unb.br