Nos dias 17 e 18 de outubro, mais de cem gestores estaduais e municipais participaram na Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica do município de Cáceres, da etapa final da capacitação técnico-presencial promovida pelo CECAMPE-CO do ano de 2022 sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE e Ações Integradas, além do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar – PNATE e do Programa Caminho da Escola.

caceres 1

Organizado pela Diretoria Regional de Educação de Cáceres -DRE, o evento de dois dias teve início na segunda-feira com a abertura realizada pela representante da SEDUC-MT, Kerla Quinteiro Amorim e de Vanilda Carvalho Mendes, representando a Undime-MT e de Leandro de Almeida, diretor Adjunto da DRE.

Na parte da manhã de segunda-feira, os presentes ao evento acompanharam a apresentação realizada pelos professores Remi Castioni e Adriana Almeida Sales de Melo, do CECAMPE-CO sobre o desempenho das escolas, tanto municipais, quanto estaduais na execução do PDDE no estado de Mato Grosso e conheceram os dados sobre os saldos do PDDE e Ações Integradas existentes, bem como puderam se inteirar melhor sobre os constantes alertas que vem sendo enviados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE sobre a existência de valores não utilizados nas contas correntes do Banco do Brasil junto às escolas.

caceres 2

Na parte da tarde, por videoconferência, o técnico do FNDE, Daêr Mota, pode esclarecer dúvidas dos presentes quanto a execução dos recursos nas contas do PDDE e dos procedimentos para a repactuação dos saldos acumulados de anos anteriores.

Na terça-feira, os presentes puderem acompanhar a apresentação sobre o SETE – Sistema Eletrônico do Transporte Escolar, bem como do PNATE e do Caminho da Escola. O pesquisador do Cecampe-CO, Clerismar Longo, apresentou as funcionalidades do SETE e a sua operacionalização na criação de rotas e da gestão da frota de ônibus escolares.

A equipe da DRE esteve durante todo o evento apoiando no esclarecimento de dúvidas dos presentes, principalmente sobre prestação de contas, por intermédio de Luciane Miranda Farias, coordenadora de gestão escolar da rede e Luciano Almeida Silva, coordenador de patrimônio e infraestrutura.

O evento do CECAMPE-CO prossegue no Mato Grosso, nos dias 20 e 21 de outubro, no município de Barra do Garças, no Anfiteatro Fernando Peres de Farias. A atividade contará com a presença do presidente da Undime-MT e da Regional Centro-Oeste da Undime, Eduardo Ferreira da Silva, secretário municipal de Canarana. Estarão presentes ao evento também, representantes do Banco do Brasil, que vão apresentar as funcionalidades do uso do gerenciador financeiro para o controle dos saldos em conta das escolas junto ao banco, e o representante do FNDE, Daêr Mota.

cacerer 3

A atividade de Barra do Garças, encerra os quatro encontros presenciais realizados no Estado neste segundo semestre de 2022, que reuniu ao todo mais de 500 gestores escolares, que puderam aprofundar seus conhecimentos sobre os programas de manutenção escolar (PDDE e Ações Integradas, PNATE e Caminho da Escola) com vistas a melhor utilização dos recursos dos distintos programas de manutenção escolar.