Pesquisas
O DATAUnB possui cadastro de pesquisadores de campo e contatos com pessoas e empresas em todas as Unidades da Federação, o que permite uma organização ágil de pesquisas em nível nacional para organização e execução de pesquisas qualitativas e quantitativas. Até o momento, registra participação em diversos projetos de pesquisa, os principais listados a seguir:
Pesquisa de Desenvolvimento Metodológico e Capacitação para Governança e Gestão Pública da Empregabilidade no Brasil Período: novembro de 2017 a dezembro de 2019 Parceria entre a UnB e o Ministério do Trabalho – MTb Tipo: Participação na equipe de desenvolvimento da Escola do Trabalhador, um programa do Ministério do Trabalho para a qualificação de trabalhadores brasileiros e o combate ao desemprego. Descrição: Os pesquisadores do DataUnB compõem a equipe de análises estatístico- econômicas do projeto de desenvolvimento da Escola do Trabalhador, responsável pelo mapeamento do mercado de trabalho formal no Brasil, base para a identificação dos cursos a serem oferecidos na Escola do Trabalhador, e pelo desenvolvimento de metodologia e implementação do acompanhamento de egressos dos cursos no mercado de trabalho. As análises estão sendo realizadas a partir dos bancos de dados do MTb (RAIS, CAGED, IMO e SD).
Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado: Análise de Boas da Política e da Atividade de Microcrédito e de sua Integração com as Políticas de Geração de Trabalho e Renda Período: novembro de 2015 a 2017 Parceria entre a UnB e o Ministério do Trabalho – MTb Tipo: Análise, descrição e avaliação do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado - PNMPO para maior integração das políticas de geração de trabalho renda. Descrição: Promoção e integração entre as políticas de microcrédito e as ações do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, formação de redes de apoio às instituições de microcrédito, prática de metodologia de microcrédito que buscam beneficiar populações mais vulneráveis (de baixa renda ou beneficiárias de programas de transferências de renda do governo federal). A Análise está sendo realizada a partir de pesquisa junto à instituições de microcrédito, entes governamentais e beneficiários dos programas com busca de identificação e descrição de boas práticas. A equipe é formada por cinco pesquisadores da UnB, um pesquisador externo à universidade e três assistentes de pesquisas.
Análise de dados e produção de relatórios analítico-descritivos relativos aos resultados da avaliação dos seminários estaduais e distrital da segunda versão da Base Nacional Comum Curricular Período: março de 2016 a 2018 Parceria entre a UnB via Decanato de Extensão e DATAUnB e o Ministério da Educação Tipo: Monitoramento de política pública do MEC. Descrição: Estruturação, contabilização e análise dos dados referentes aos resultados das análises da segunda versão da BNCC realizadas nos seminários estaduais e distrital como subsídio à equipe de sistematização das contribuições e às comissões de especialistas das áreas do conhecimento com o objetivo de elaboração da terceira versão da proposta de direitos e objetivos de aprendizagem que configuram a Base Nacional Comum Curricular a ser apresentada ao Conselho Nacional de Educação. A equipe é formada por quatro pesquisadores da UnB e um assistente de pesquisa (bolsista de graduação da UnB).
Microcrédito Produtivo Orientado: Inovações de Tecnologia Social e Aperfeiçoamento de Política. Período: janeiro de 2014 a outubro de 2015 Parceria entre a UnB e o Ministério do Trabalho e Emprego – MTE Tipo: Avaliação, supervisão e monitoramento de política pública do MTE. Descrição: A execução do projeto de pesquisa teve como propósito subsidiar o MTE em relação ao cumprimento de suas atribuições e competências relacionadas ao PNMPO, uma vez reconhecida a importância da atividade de microcrédito na geração de renda da população de baixa renda, e a necessidade de se aperfeiçoar essa política pública. A equipe foi formada por quatro pesquisadores da UnB, dois pesquisadores externos à Universidade e três assistentes de pesquisa.
Contabilização e análise das contribuições à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Período: setembro de 2015 a março de 2016 Parceria entre a UnB via Decanato de Extensão e DATAUnB e o Ministério da Educação Tipo: Organização, sistematização e análise estatística e de conteúdo. Descrição: Estruturação, contabilização e análise dos dados referentes às contribuições feitas na consulta pública da proposta preliminar da Base Nacional Comum Curricular como subsídio à equipe de sistematização das contribuições da discussão nas Unidades da Federação e em âmbito nacional para a composição da segunda versão de proposta de direitos e objetivos de aprendizagem que configuram a Base Nacional Comum Curricular. A equipe foi formada por quatro pesquisadores da UnB e um assistente de pesquisa (bolsista de graduação da UnB).
Pesquisa para o desenvolvimento de metodologia para o diagnóstico das vocações econômicas do entorno do Distrito Federal para a elaboração de plano estratégico de desenvolvimento econômico e social no âmbito da RIDE-DF. Período: novembro de 2013 a dezembro de 2015 Parceria entre a UnB e a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste – SUDECO Tipo: Diagnóstico, planejamento estratégico e monitoramento de política pública da SUDECO. Descrição: Diagnóstico das vocações econômicas da região do entorno do Distrito Federal que permita subsidiar o planejamento estratégico de médio prazo e delinear perspectivas de investimentos e potencial de geração de emprego, renda e tributos no território, para a promoção de desenvolvimento econômico e social da região. A equipe executora é formada por três pesquisadores da UnB e cinco assistentes de pesquisa.
Consolidação dos resultados das Conferências Estaduais e Distrital de Emprego e Trabalho Decente e relatoria da Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente - I CNETD. Período: 2011 a 2013 Parceria entre a UnB e o Ministério do Trabalho e Emprego - MTE Tipo: Sistematização e organização de propostas para a conferência. Descrição: Organização e sistematização das propostas elaboradas nas Conferências Regionais de Emprego e Trabalho Decente, construção do conjunto de propostas submetidas à Conferência Nacional e elaboração do Relatório Final e dos Anais da Conferência Nacional. A equipe foi formada por três pesquisadores da UnB, dois externos à universidade e dois assistentes de pesquisa.
Cálculo dos custos associados aos serviços prestados pelo Sistema Nacional de Emprego – SINE. Período: 2011 a 2013 Parceria entre a UnB e o Ministério do Trabalho e Emprego - MTE Tipo: cálculo de custos dos postos do SINE. Descrição: aplicação da metodologia de cálculo dos custos de um posto SINE utilizando o modelo TDABC (Time-Driven Activity Based Costing) objetivando calcular os custos dos postos e estabelecer parâmetros para a análise de propostas de convênios no âmbito do SINE. A equipe foi formada por cinco pesquisadores e quatro assistentes de pesquisa.
Estudo dos Custos associados aos serviços prestados no Sistema Nacional de Emprego - SINE. Período: 2010 a 2011 Parceria entre a UnB e o Ministério do Trabalho e Emprego - MTE Tipo: metodologia de cálculo de custos. Descrição: desenvolvimento de metodologia de cálculo dos custos de um posto SINE utilizando o modelo TDABC (Time-Driven Activity Based Costing). A equipe foi formada por cinco pesquisadores e quatro assistentes de pesquisa.
Avaliação externa do Programa Seguro-Desemprego, Intermediação de Mão de Obra e Qualificação Profissional. Período: dezembro de 2007 até 2010 Parceria entre a UnB e o Ministério do Trabalho e Emprego - MTE Tipo: avaliação de política pública. Descrição: pesquisas qualitativas e quantitativas com o objetivo de verificar a eficiência, eficácia e efetividade social do seguro-desemprego e sua articulação com a intermediação de mão-de-obra e qualificação profissional e social. Equipe formada por 25 pessoas em Brasília, sendo quatro professores e seis pesquisadores coordenadores nas áreas de qualificação profissional, mercado de trabalho, pesquisa quantitativa, pesquisa qualitativa, políticas de emprego e legislação sobre o seguro-desemprego, entre outros, e aproximadamente mil entrevistadores na realização de pesquisa de campo em todo o Brasil.
Pesquisa de Opinião Pública sobre a Percepção da População Brasileira acerca das Ações do Governo Federal. Período: dezembro de 2007 até 2008. Parceria entre a UnB e a Presidência da República – Secretaria de Comunicação Social (SECOM) Tipo: pesquisa de opinião. Descrição: pesquisas qualitativas e quantitativas com o objetivo de captar a percepção da população brasileira com relação às ações do Governo Federal nas áreas de infraestrutura, economia, educação, saúde, segurança e social, visando a subsidiar a tomada de decisões sobre planejamento global, estratégias de ação e prioridades em comunicação de políticas públicas. Equipe formada por dois professores e três pesquisadores permanentes, além de dois pesquisadores que atuam em fases específicas, aproximadamente 200 entrevistadores na realização da pesquisa de campo em todo o Brasil.
Implementação da rede nacional de monitoramento e avaliação e desenvolvimento de cooperação técnica com o objetivo de apoiar a implementação do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – PROJOVEM. Período: março de 2005 até 2009. Parceria entre a UnB e a Presidência da República Tipo: avaliação, supervisão e monitoramento de política pública da Presidência da República. Amplitude: região Centro-Oeste e estado do Tocantins. Descrição: composição da equipe de universidades brasileiras para a concepção da sistemática de avaliação, supervisão e monitoramento da implementação do ProJovem aplicada em todo a país e execução dessa sistemática na região Centro-Oeste e em Tocantins. Equipe formada por dois professores, quatro pesquisadores e um estagiário. Nos estados, 12 pessoas de apoio e 200 entrevistadores.
Avaliação do Projeto de Capacitação Empresarial do Instituto Euvaldo Loddi (IEL). Período: dezembro de 2005 até dezembro de 2007. Parceria entre a UnB e o CNI/IEL Tipo: avaliação de impacto de um conjunto de ações de capacitação empresarial. Amplitude: pesquisa nacional. Descrição: avaliação de impacto de um conjunto de ações de capacitação empresarial coordenado pelo IEL em parceria com o SEBRAE e com instituições de ensino superior sobre os participantes e seus empreendimentos. Avaliação do impacto da capacitação realizada no biênio 2002-2003 sobre os participantes e seus empreendimentos. Estudo das causas de evasão nas edições anterior e atual das ações de capacitação.
Consultoria para o Supremo Tribunal Federal – STF. Período: setembro de 2004 até março de 2006. Parceria entre a UnB e o Supremo Tribunal Federal – STF Tipo: pesquisa de opinião, análise de documentos e desenvolvimento de sistema de informações automatizado e integrado. Amplitude: Pesquisa nacional. Descrição: conhecer a imagem da população brasileira, da mídia, dos magistrados e de outros segmentos ligados à Justiça sobre o Poder Judiciário, realizar estudos sobre os indicadores de operação e de desempenho existentes e propor seu aperfeiçoamento, analisar as características das maiores demandas do STF, conceber um Instituto de Pesquisas Judiciárias e, consolidando todas essas vertentes, constituir um sistema de informações para o poder judiciário e assessorar o supremo em pesquisas sociais. Equipe formada por 15 professores e pesquisadores, 150 entrevistadores em todo o país.
Pesquisa de Satisfação dos Usuários do Sistema Único de Saúde – SUS. Período: setembro de 2004 até março de 2006. Parceria entre a UnB e o Ministério da Saúde Tipo: pesquisa de opinião para avaliação de política pública do Ministério da Saúde. Amplitude: Pesquisa em oito regiões metropolitanas do Brasil. Descrição: Pesquisa de avaliação da satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS. Envolve técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa. O principal objetivo da pesquisa é construir uma metodologia de avaliação da satisfação dos usuários do SUS que produza informações para subsidiar o processo de gestão e gerência do sistema de saúde. Equipe formada por quatro professores, dois pesquisadores, quatro técnicos, e 250 entrevistadores, além dos técnicos responsáveis pelas mais de 10 bases de dados.
Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) na região Centro-Oeste. Período: dezembro de 2004 até novembro de 2007. Parceria entre a UnB e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Tipo: consolidação e análise de dados oficiais sobre os ODM. Amplitude: Região Centro-Oeste. Descrição: continuação do trabalho da rede de laboratórios formada por cinco universidades brasileiras para a obtenção e análise de dados referentes aos oito ODM no âmbito da região Centro-Oeste. Equipe formada por dois professores, dois pesquisadores e dois estagiários. Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Período: março a dezembro de 2004. Parceria entre a UnB e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Tipo: consolidação e análise de dados oficiais sobre os ODM Amplitude: pesquisa nacional. Descrição: integração a uma rede de laboratórios formada por cinco universidades brasileiras, uma por região geográfica (UnB, UFRGS, PUC/MG, UFPE e UFPA), para a elaboração de estudos temáticos para o acompanhamento dos ODM, responsabilizando-se pelo estudo do Objetivo 7 (garantir a sustentabilidade ambiental) em âmbito nacional. O trabalho foi realizado por dois professores, dois pesquisadores e três estagiários.
Imagem do Serviço Social da Construção Civil – SECONCI. Período: março a agosto de 2004. Parceria entre a UnB e o SECONCI Tipo: Pesquisa de opinião. Amplitude: Distrito Federal. Descrição: pesquisa de opinião para verificar a imagem do SECONCI junto aos empresários da construção civil e aos operários, realizada por metodologias qualitativas e quantitativas com esses dois segmentos, com vistas a aprimorar os serviços sociais prestados pela entidade. Participaram dois pesquisadores e dois estagiários e a equipe de campo foi composta por 12 estudantes.
Avaliação do Impacto da Atuação do sebrae sobre Empresas Envolvidas nos Projetos Empreender, APIS E APLs. Período: dezembro de 2003 a junho de 2004. Parceria entre a UnB e o SEBRAE Nacional Tipo: Avaliação de impactos de ações do SEBRAE. Amplitude: Santa Catarina, Pernambuco, Piauí e Minas Gerais. Descrição: avaliação de ações conjuntas do SEBRAE com empresas participantes de Arranjos Produtivos Locais sobre os resultados finalísticos nos negócios (aumento de faturamento, geração de empregos, atenuação da sazonalidade, inter-relação entre empresas e governos locais, entre outros) em empresas de calçados, em São João Baptista-SC; confecções, em Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama-PE; apicultura, em Picos-PI; movelaria, em Ubá-MG. Participaram dois professores, três pesquisadores, 18 entrevistadores, 3 técnicos e 2 estagiários.
Avaliação Nacional do Programa Bolsa-Escola Federal. Período: setembro de 2002 a maio de 2003. Parceria entre a UnB e o Ministério da Educação – Secretaria Nacional do Programa Bolsa-Escola Federal e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Tipo: avaliação de política pública do Ministério da Educação. Amplitude: pesquisa nacional. Descrição: pesquisa nacional de avaliação do Programa Bolsa Escola Federal combinando o uso de técnicas de pesquisa qualitativas e quantitativas. Envolveu cerca de 20 pesquisadores e 60 entrevistadores.
Supervisão Operacional e Monitoramento Nacional do PLANFOR. Período: de agosto de 2001 a dezembro de 2002. Parceria entre a UnB e o Ministério do Trabalho e Emprego Tipo: concepção dos procedimentos de supervisão e monitoramento de política pública do Ministério do Trabalho e Emprego. Amplitude: pesquisa nacional. Descrição: trabalho de apoio às atividades de supervisão operacional do Ministério do Trabalho e Emprego em nível nacional. Envolveu a construção de metodologias de supervisão e de instrumentos de coleta de dados, oficinas de trabalho, apoio direto às equipes de supervisão nas 27 unidades da federação e ao Ministério do Trabalho e Emprego e desenvolvimento de tecnologia de remessa de dados em tempo real. Envolveu dez professores e pesquisadores, além de centenas de profissionais contratados para a coleta de dados.
Avaliação Nacional do PLANFOR . Período: de agosto de 2001 a dezembro de 2002 Parceria entre a UnB e o Ministério do Trabalho e Emprego Tipo: avaliação de política pública do Ministério do Trabalho. Amplitude: pesquisa nacional. Descrição: consolidação dos resultados das pesquisas realizadas pelas equipes de avaliação dos programas de qualificação profissional dos governos estaduais e das parcerias (centrais sindicais etc.) financiados com recursos do FAT. Envolveu dez professores e pesquisadores.
Indústrias Culturais do Mercosul: incidência econômica e sócio-cultural, intercâmbios e políticas de integração regional Período: de novembro de 2000 a dezembro de 2002 Parceria entre a UnB e o Ministério da Cultura do Brasil, Subsecretaria de Cultura de La Nación (Argentina) e Organização dos Estados Americanos (OEA) Tipo: análise de dados conjunturais. Amplitude: pesquisa nacional. Descrição: consolidação de dados primários e secundários sobre indústria cultural no Brasil, com vistas a verificar o seu impacto no PIB.
Supervisão Operacional do PLANFOR/DF/GO/TO/RO/PB/AC Período: de novembro de 2000 a dezembro de 2002 Parceria entre a UnB e o Ministério do Trabalho e Emprego Tipo: supervisão e monitoramento de política pública do Ministério do Trabalho e Emprego implementada pelos governos do Distrito Federal e de outros estados. Amplitude: Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Rondônia, Paraíba e Acre. Descrição: acompanhamento das ações de qualificação profissional realizadas no Distrito Federal (de 2000 a 2002), e nos estados de Goiás, Tocantins, Rondônia, Paraíba e Acre (no ano de 2002), com o objetivo de subsidiar as ações corretivas ou de esclarecimento junto a secretarias estaduais e parceiros do MTE em tempo real. Participam cerca de 60 pesquisadores. A coordenação ficou a cargo de dois pesquisadores e a coleta foi realizada por seis estudantes, no Distrito Federal, quatro em Goiás e dois em Tocantins. Nos demais estados, a coleta foi realizada por uma pessoa em cada.
Avaliação do Programa de Qualificação e Formação Profissional do PEQ/DF. Período: de outubro a dezembro de 2000 Parceria entre a UnB e o Governo do Distrito Federal Tipo: avaliação de política pública do Ministério do Trabalho e Emprego implementada pelo Governo do Distrito Federal. Amplitude: pesquisa no Distrito Federal. Descrição: a pesquisa envolveu técnicas quantitativas e qualitativas. Participaram mais de 60 pesquisadores, entre estudantes e professores. O objetivo foi avaliar a eficiência, a eficácia e a efetividade social do Plano Estadual de Qualificação Profissional do Distrito Federal (PEQ/DF), a partir das diretrizes do Plano Nacional de Qualificação Profissional (PLANFOR) do Ministério do Trabalho e Emprego. Foi desenvolvida sob a coordenação de dois professores e dois pesquisadores, além de 23 estudantes que atuaram no trabalho de campo e dos técnicos responsáveis pelas bases de dados.
Avaliação Exploratória e Analítica dos Serviços de Internação Hospitalar da Rede Pública. Período: de outubro de 2000 a março de 2001 Parceria entre a UnB e o Ministério da Saúde Tipo: avaliação de política pública do Ministério da Saúde. Amplitude: pesquisa nacional. Descrição: foi desenvolvida uma metodologia de avaliação da qualidade dos serviços de internação hospitalar da rede pública do Sistema Único de Saúde, com base nos dados das internações de janeiro de 2000, provenientes de pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde. O trabalho foi desenvolvido por três professores e quatro técnicos de informática.
Avaliação do Programa de Qualificação e Formação Profissional da PARC/SDS. Período: de 1997 a 2002. Parceria entre a UnB e a Associação Nacional de Sindicatos Social Democratas (SDS). Tipo: avaliação de política pública do Ministério do Trabalho e Emprego. Amplitude: pesquisa nacional. Descrição: a pesquisa envolveu técnicas quantitativas e qualitativas em várias unidades da federação do Brasil, tendo mobilizado mais de 250 pesquisadores. O objetivo era avaliar a eficiência, a eficácia e a efetividade social do Programa Nacional de Qualificação Profissional do Ministério do Trabalho e Emprego.
A Opinião sobre a Polícia Militar no Distrito Federal. Período: de junho de 1996 a março de 1997. Parceria entre a UnB e a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Tipo: pesquisa de opinião em amostra da população do Distrito Federal. Amplitude: Distrito Federal. Foi realizado um extenso survey domiciliar em todo o Distrito Federal. Descrição: survey realizado na população do Distrito Federal para verificar a imagem da Polícia Militar quanto à confiança, forma de atuação, eficiência e formação, além de obter indicadores de violência e vitimização. A coleta de dados foi feita por uma equipe de 205 pessoas sob a coordenação geral de um professor, apoiado por dois pesquisadores e três estagiários.
O Perfil do PSDB 1997. Período: de julho de 1997 e abril de 1998 Parceria entre a UnB e o Instituto Teotônio Vilela, do Partido da Social-Democracia Brasileira. Tipo: pesquisa de opinião em amostra de ocupantes de cargos eletivos do PSDB. Amplitude: pesquisa nacional. Descrição: a pesquisa teve como objetivo identificar e conhecer os posicionamentos dos quadros eleitos do PSDB em todo o Brasil, sendo aplicados questionários a vereadores, prefeitos, vice-prefeitos, deputados estaduais, deputados federais, senadores e dirigentes de diretórios estaduais do PSDB. A coleta de dados foi feita por 31 estudantes universitários em todo o país e a análise dos dados ficou a cargo de dois professores com o apoio de quatro técnicos.
I Censo das Cooperativas Brasileiras. Período: de julho a dezembro de 1997. Parceria entre a UnB e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) Tipo: censo das cooperativas ligadas à OCB. Amplitude: pesquisa nacional. Descrição: o trabalho envolveu pesquisas de opinião pública sobre produtos de cooperativas, elites econômicas, políticas e sociais, bem como sobre a base dos cooperativados no Brasil. Participaram 12 professores, 27 coordenadores locais nos estados e seis técnicos para o apoio na elaboração e apuração das bases de dados.
Censo da Reforma Agrária do Brasil e a Pesquisa Amostral sobre os Assentamentos de Reforma Agrária. Período: de setembro de 1996 a maio de 1997 Parceria entre a UnB e o INCRA Tipo: censo nos assentamentos de reforma agrária e amostras de segmentos específicos. Amplitude: pesquisa nacional. Descrição: sob coordenação nacional do DATAUnB, foram visitados e pesquisados todos os 1.600 assentamentos sob jurisdição do INCRA. Participaram 1.800 estudantes, 60 professores universitários e 29 universidades em todo o país. Houve o processamento de cerca de um milhão de folhas de questionários. Produto: base de dados do perfil dos assentamentos da reforma agrária no Brasil incluindo caracterização sociodemográfica, condições econômicas, de vida e tecnológicas, produção agropecuária, pecuária, efetivo animal, máquinas e implementos agrícolas; análises sociológicas e discussões sobre a reforma agrária e temas afins. Bases de apresentação do produto: base de dados, relatório e livro – SCHMIDT, Benício V. MARINHO, Danilo, N. C. COUTO, Suely (orgs). Os assentamentos de reforma agrária no Brasil. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1998. 306 p. |