A Fundação Universidade de Brasília - FUB é uma fundação pública criada pela Lei N°. 3.998, de 15/12/61 e instituída pelo Decreto N°. 500, de 15/01/62, objetivando a criação e manutenção da Universidade de Brasília - UnB.

A UnB teve seu estatuto aprovado pelo Decreto N°. 1.872, de 12 de dezembro de 1962. É uma instituição federal de ensino superior, de pesquisa e estudo em todos os ramos do saber, e de divulgação científica, técnica e cultural. Constitui com a FUB uma unidade orgânica, dotada de plena autonomia didática, administrativa, financeira e disciplinar, configurando-se como locus ideal para a realização de estudos e pesquisas que possibilitem a interação cooperativa entre a atividade acadêmica e as demandas de amplos setores da sociedade.

A missão da Universidade de Brasília é produzir, integrar e divulgar conhecimento, formando cidadãos comprometidos com a ética, a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável.  Para tanto a instituição se dedica a produzir, aplicar, preservar e difundir idéias e conhecimentos, pesquisar, propor soluções e abrir caminhos para a sociedade, atuando como um centro dinâmico de progresso e desenvolvimento regional, nacional e internacional, comprometido com a formação profissional de alta qualificação de cidadãos éticos, socialmente responsáveis e com visão à frente do seu tempo. Em seus itens estratégicos a UnB mantém a postura de fazer do ensino, da pesquisa e da extensão universitária um conjunto de atividades de interesse social que projete adequada e efetivamente a imagem institucional e promover as atividades e a divulgação dos resultados  alcançados pela Instituição, de modo a integrá-la sempre à vida social da cidade, da região, do país e ao contexto das outras nações.

O Centro de Pesquisas de Opinião Pública da Universidade de Brasília - DATAUnB foi criado em abril de 1986 com o objetivo de realizar levantamentos e pesquisas de opinião, desenvolver metodologias e treinar pessoal para a realização de pesquisas sociais e extensão. Em termos organizacionais, está diretamente vinculado à Reitoria.

Sua missão é desenvolver, coordenar e realizar pesquisas de opinião pública, de mercado, de tendências, pesquisas por amostragem (surveys), sondagens, censos e avaliação de políticas públicas, com o objetivo de aprimorar a ação política e social e facilitar a tomada de decisão.

Em seu trabalho, o Centro de Pesquisas conta com a participação de professores, pesquisadores e alunos tanto da Universidade de Brasília quanto de outras instituições, além de equipe técnica para administração e gestão dos projetos de pesquisa desenvolvidos em todas as áreas das ciências humanas e sociais, destacando-se as que seguem:

        • Avaliação de políticas públicas
        • Pesquisas de opinião pública e atitudes
        • Pesquisas de mercado
        • Pesquisas de tendências e perspectivas
        • Construção de cenários de futuro
        • Censos
        • Organização de eventos acadêmicos

       Nesses trabalhos, são utilizadas diversas técnicas de pesquisa qualitativas e quantitativas, tais como:

        • Pesquisas por amostragem (tipo survey), por meio de entrevista, pessoalmente, por telefone ou por Internet (Websurvey)
        • Entrevistas de profundidade
        • Grupos focais
        • Análise de textos e documentos
        • Análises estatísticas e econômicas de dados primários e secundários