O CECAMPE-CO deu início às formações presenciais do segundo semestre de 2022 no estado de Goiás na última semana de agosto. O evento foi realizado em colaboração com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC/GO) e a Associação dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-GO), com realização entre os dias 29 e 30 de agosto na cidade de Goiânia para mais de 300 gestores e nos dias 01 e 02 de setembro na Cidade de Goiás e região com a presença de 139 gestores.

A equipe do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais do Centro-Oeste (CECAMPE-CO), vinculado a Universidade de Brasília (UnB) e em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realizou nestes dias os Cursos de Capacitação Técnica Presencial no Estado de Goiás, que estão previstos no Plano de Trabalho pactuado.

A formação presencial teve como tema os programas de manutenção escolar do FNDE, tendo como público-alvo os gestores educacionais, a comunidade escolar e os representantes das 40 regionais de ensino do estado. Os cursos visam auxiliar no aprimoramento da execução e desempenho dos programas PDDE; (Programa Dinheiro Direto na Escola - Básico e Ações Integradas) PNATE; (Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar) e o Programa Caminho da Escola.

Nos dias 29 e 30 de agosto, o evento foi realizado no auditório da SEDUC/GO e teve na abertura a presença da Secretária de Educação do Estado de Goiás, professora Fátima Gaviolli, e o professor Miguel Rodrigues Ribeiro, Presidente da Undime-Goiás, e Secretário Municipal de Educação do município de Rio Verde. O evento contou ainda com a presença de técnicos do FNDE e pesquisadores do CECAMPE-CO e CECATE-UFG.

Na Cidade de Goiás, nos dias 01 e 02 de setembro, abriram o evento, representando a Secretaria de Educação do Estado, a professora Fátima Valdimar Costa Silva, gerente de cooperação municipal, e o professor Miguel Rodrigues Ribeiro, Presidente da Undime-Goiás. Presentes na abertura, a professora Ângela Fonseca, Secretária Municipal de Educação do município de Goiás e o Coordenador da Regional de Educação, Jonas Carlos Berquó de Alarcão. A articulação com as secretarias municipais de educação esteve a cargo da secretária-executiva da Undime/GO, Zenilde Maria Teixeira, que acompanhou a realização de ambos os eventos.

Os dois cursos contaram com a apresentação da Superintendência do Banco do Brasil da Região Centro-Oeste sobre o uso do Cartão PDDE e suas funcionalidades. Estiveram representando, Mike Barria e Fernanda Gontijo na cidade de Goiânia, já no evento da cidade de Goiás, o Banco do Brasil esteve representado pelo gerente geral da agência de Sanclerlândia, Murillo Cesar.

Pelo FNDE, Daêr Motta, representou a coordenação do PDDE, e Gabriel Andreozzi, coordenador do PNATE e Andrea Couto Ribeiro, coordenadora do Programa Caminho da Escola, apresentaram em detalhes as dimensões dos programas no que se refere a adesão, execução e prestação de contas.

Em ambos os eventos, tanto na cidade de Goiânia, como em Goiás, o professor Willer Luciano Carvalho, representando o Centro de Apoio ao Transporte Escolar - CECATE, ligado a Universidade Federal de Goiás - UFG, apresentou o Sistema Eletrônico de Gestão do Transporte Escolar (SETE), programa este que oferece às prefeituras, uma gestão integrada do sistema de transporte escolar com muitas funcionalidades e de forma totalmente gratuita.

O CECAMPE-CO esteve representado pelos professores Remi Castioni, Adriana Almeida Sales de Melo e Clerismar Longo. Durante a apresentação do Cecampe foi enfatizada a necessidade das escolas observarem os saldos remanescentes que se encontram vinculados às contas do PDDE e das Ações Integradas, para tanto, foram apresentadas as formas de acompanhar os valores, bem como a sua utilização de modo a tornar disponível para as escolas a totalidade dos recursos repassados.

As próximas Capacitações Técnicas Presenciais serão realizadas em Campo Grande-MS, entre os dias 19 a 22 de setembro sobre o PDDE e suas Ações Integradas e ainda sobre o SETE, PNATE e Caminho da Escola. Haverá ainda uma capacitação presencial para a Secretaria de Educação do Distrito Federal, em Brasília, no dia 27, especificamente sobre o uso do SETE, PNATE e Caminho da Escola.

Equipe CECAMPE-CO